10 de mar. de 2011

Lição 1 - Um poço de esperança

Tema: Um poço de esperança
Texto Base: Gênesis 21: 14-21
Versículo Bíblico: "... Se alguém tem sede, venha a mim, e beba". João 7:37b

Objetivo: Ensinar a criança que Deus cuida dela em qualquer circustância.

Curiosidades:
  • Ismael foi expulso da casa de Abraão, seu pai, aos 14 anos de idade, juntamente com sua mãe Hagar.
  • Mesmo no deserto havia dois poços cujo nome era Berseba
  • Hagar significa *Fuga
  • Ismael significa *Deus ouvira ou ouviu
  • Berseba significa *Poço de Juramento
* Tradução do hebraico

Sugestões de Complementos didáticos:  Fazer maquete: Hagar e Ismael no deserto com botija de água, embaixo de uma árvore, pedras com poços perto e anjo aparece e indicando o poço.

Versículo de Varal:Figura de uma moringa (vaso de água)

HISTÓRIA: Se você fosse mandado embora da casa de seu pai, só com água e pão, o que lhe aconteceria? Veja o que a Bíblia diz sobre o cuidado de Deus.
Abraão era um homem muito rico, mas, não tinha filhos. Deus então lhe fez a promessa de que sua descendência seia numerosa.
Mas como seria possível isso, pensou Sara, pois ele e Abraão já eram idosos. Então, Sara teve a ideia de dar a sua escrava Hagar por mulher.
Quando Ismael estava com 14v anos, Deus cumpriu a sua promessa de que Sara teria um filho mesmo sendo idoso. E aí nasceu Isaque. Quando o filho de Sara nasceu, Hagar e Ismael, foram mandados embora só com pão e água. Eles saíram de madrugada e viajaram a pé pelo deserto de Berseba.
Chegou então o dia em que restava um pouquinho de água e a mamãe Hagar ficou desesperada. Para não ver o seu filho morrer, colocou-o embaixo de uma árvore, no deserto e se afastou. Ismael chorava muito. Então Deus providenciou água para saciar a sede de Ismael, mostrando um poço que tinha ali perto cujo nome era Berseba.
Deus fez uma promessa de que faria de Ismael um grande povo, Ismael cresceu, habitou no deserto e Deus estava com ele.

APLICAÇÃO DA HISTÓRIA: Muitas pessos hoje sofrem porque não conhecem o Deus que resolve todos os problemas. Apresentá-los à essas pessoas é tarefa minha, sua e da igreja de Cristo. "Fazer discíplulos em todas as nações". (Mt 28:19) O mundo pede água viva, e nã oágua contaminada. Por isso, se você é filho de Deus, fale sobre Seu grande amor e cuidado, com todas as pessoas que estão precisando. Faça a diferença falando com elas como Jesus falaria, com compaixão. Pois, o pecado trasforma o homem tornando-o feio "porque ele se separou de Deus" (Rm 3:23), mas, o "amor de Deus foi tão grande que enviou Jesus Cristo, o seu perfeito Filho, para morrer em nosso lugar" (João 3:16)
Sabe, ao terceiro dia Ele ressuscitou, viveu outra vez. Hoje Ele quer que você leve um pouco de alívio para essas pessoas, saciando-lhes a grande sede de seus corações. Você não ode perder tempo.
A água é Jesus, você é o poço. Se Ele realmente vive em você, leve-O até essas pessoas.
Ismael não podia imaginar que Deus tinha planos maravilhosos para ele: se povo numeroso!
As pessoas que vivem nas ruas, também não imaginam o que Deus reservou de bom para elas. Deus providenciou aquele poço com água para salvar Isamel e você é o poço que Ele está colocando diante dessas pessoas de rua, porque Ele as ama e cuida delas também, para salvá-las. Aproveite a oportunidade, não a desperdice porque cada minuto vale ouro, e é muito importante para Deus.
(Faço o apelo, use o versículo de João 1:12 para a criança entender como ela pode receber Jesus)





0 comentários:

Postar um comentário