16 de out. de 2012

Chapeuzinho Vermelho Missionária




  
PERSONAGENS:

CHAPEUZINHO VERMELHO
LOBO-MAU
VOVÓ


CENÁRIO: Floresta: árvores, flores, animais, etc. Uma das árvores deverá ser grande o suficiente para que o Lobo-Mau possa se esconder atrás dela.

ATO I:
     
 (Entra em cena Chapeuzinho-Vermelho. Feliz, ela pula amarelinha e entoando uma canção infantil.)


      (Lobo-Mau espia-a por detrás de uma árvore.)

      SONOPLASTIA:Suspense.

        (Chapeuzinho continua se divertindo com brincadeira infantil.)

 LOBO-MAU: (Com voz infantil) Oi, Chapeuzinho.

       CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Parando subitamente) Quem é?

     LOBO-MAU: (Idem) Sou um menino frágil.
        CHAPEUZINHO-VERMELHO: Como é teu nome?
      floresta?
  
      LOBO-MAU: (Voz infantil) Eu estou perdido.

       CHAPEUZINHO-VERMELHO: Apareça. Eu quero te ver.

        LOBO-MAU:  Eu não posso.

      CHAPEUZINHO-VERMELHO: Por que não pode?

         LOBO-MAU: (Voz grossa) Meu nariz é muito grande... é... é... (Voz infantil) eu estou com o pezinho machucado. Mas o que você tem nessa cesta?

       CHAPEUZINHO-VERMELHO: Na minha cesta? Mamãe me deu uns doces para levar para a minha vovozinha. Aqui eu tenho: brigadeiros de amor ao próximo, beijinho de louvor a Deus, bolo de milho com recheio de oração, torta de maçã com cobertura de desvio do mal e muitos outros.

       LOBO-MAU: (Saindo do esconderijo) Hum! Que delícia, Chapeuzinho!
  
        LOBO-MAU: Você é Chapeuzinho-Vermelho. Em toda história da Chapeuzinho há um lobo.

        CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Com medo) Lobo?
LOBO-MAU: É, e esse lobo é sempre mau.
CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Ingênua) Se eu sou a Chapeuzinho...

      LOBO-MAU: Eu sou o Lobo-Mau. (Pula para assustar a chapeuzinho)

     CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas cadê o Bentinho?

        LOBO-MAU: Que Bentinho?

        CHAPEUZINHO-VERMELHO: Me enganou. Vou embora. Afinal, mamãe disse para eu não conversar com estranhos.

      
LOBO-MAU: Chapeuzinho me dê essa cesta.

·        
CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Escondendo a cesta) Não!
É da minha vovozinha. Ela vai distribuir para todos aqueles que se sentem sozinhos, desamparados, precisando de um grande amigo. Esses docinhos foram retirados da Bíblia. É mensagem de salvação. E é isso que eu e vovó vamos fazer: levar as Boas Novas a aqueles que ainda não a conhecem.

·         LOBO-MAU: E vocês acham que isso vai ser fácil? Estou aqui para impedir. Há! Há! Há!Eu não vou deixar barato. Sou a pedra no caminho de vocês.

·        
CHAPEUZINHO-VERMELHO: Nós temos conosco a Pedra Angular.
LOBO-MAU: Essas Boas Novas jamais vão chegar as pessoas que estão perdidas. (Prepara as garras para pegar a chapeuzinho).

OS DOIS SAEM CORRENDO ( Um por uma fila e o outro pela outra fila).

·         LOBO-MAU: Eu conheço um atalho até a casa da velhinha. Jamais permitirei que essa mensagem chegue aos ouvidos das pessoas que sofrem, das pessoas abandonadas. Essa mensagem pode mudar a vida delas. E eu não vou deixar, ou eu não me chamo Lobo-Mau. (Uivando) Auuuu! Auhuhu! Há! Há! Há!

DEPOIS O LOBO VOLTA. (CHAPEUZINHO PERMANECE)
ATO II
CENÁRIO: Casa da vovó.
·         (Em cena vovó. Ela está arrumando a casa quando ouve um barulho na porta.)
·         VOVÓ: Quem está aí?
·         LOBO-MAU: (Imitando voz infantil) (De fora) É a Chapeuzinho-Vermelho, vovó.
VOVÓ: O que ouve com sua voz? Parece que esta meio rouca hoje.
·         LOBO-MAU: (Imitando voz infantil) Está muito frio aqui fora. (Falha a voz) Deixe-me... (Dá uma tossida) Deixe-me entrar, vovó.
·         VOVÓ: (Abrindo a porta) Mas você não é a minha Chapeuzinho.
LOBO-MAU: (Eu vou te pegar. Vou impedir você de anunciar as boas novas.? (Armando suas garras). AMARRA A VOVÓ (A VOVÓ SAI DE CENA).

LOBO-MAU: (FALA PARA O PÚBLICO) Eu sou mau. Não quero o bem de ninguém. Eu sou triste e quero que todos sejam tristes. Não quero que as pessoas tenham esperança.

·         (DEITA NA CAMA E ESPERA CHAPEUZINHO)
·         LOBO-MAU: As vezes até fico pensando: Por que ser mau? O que eu ganho com isso? Não tenho amigos. Meus parentes nem dão bola para mim. Vivo sozinho. As pessoas que tem Jesus são alegres, mesmo na tristeza. Gostam de se ajudarem. Isso parece um estilo de vida interessante. (Noutro tom) O que estou dizendo? Eu sou um lobo, e os lobos são maus.

(CHAPEUZINHO ENTRA PELO CORREDOR CANTANDO UMA MÚSICA)


ATO III
CENÁRIO: Casa da vovó.

(Em cena Lobo-Mau disfarçado de vovó)
CHAPEUZINHO BATE NA PORTA.

CHAPEUZINHO-VERMELHO: Abre, vovó. É a Chapeuzinho.

(Lobo-Mau pula na cama e se cobre.

·         LOBO-MAU: Entre, Chapeuzinho. A porta está aberta.
·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Tudo bem, Vovó? Ainda está deitada.
·         LOBO-MAU: Está tudo bem, minha netinha
.
CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas que voz grossa você tem, Vovó.


LOBO-MAU: É para proclamar as Boas Novas.

·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas que olhos grandes, Vovó!

LOBO-MAU: São para te vigiar melhor. Sempre a observo evangelizando as pessoas. Levando alegria aos corações. Você me enche de orgulho.

·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas que nariz grande você tem!

LOBO-MAU: São para cheirar melhor o perfume de Cristo em você.

·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas que boca grande você tem!

LOBO-MAU:(Com voz normal) Já chega!  Todo mundo sabe o que acontece. (Pulando da cama) São para te pegar.

·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Você não é a Vovó. Você é o Lobo-Mau. 
·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: O que você quer?

LOBO-MAU: A sua cesta.


CHAPEUZINHO-VERMELHO: Não dou. Por que você quer os meus doces?

·         LOBO-MAU: Hum! Para jogá-los fora.
·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas o que você ganha com isso?
·         LOBO-MAU: Eu? Nada. Mas as pessoas também deixarão de ganhar. Eu não suporto ver as pessoas felizes. Cada pessoa que recebe essas doces, essas mensagens ficam alegres. Mudam de vida.
·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: Mas por que você não experimenta dos meus doces?
·         LOBO-MAU: Você tem certeza que desperdiçaria a mensagem com um lobo
·         CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Tirando um doce e oferecendo-lhe) Eu daria para você. Este é especial.
O LOBO MAU ACEITA O DOCE

·         LOBO-MAU: (FAZ A LEITURA É JOÃO 3:16)  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

CHAPEUZINHO-VERMELHO: O que achou?

LOBO-MAU: (Ainda degustando o doce) Nunca pensei que houvesse algo tão delicioso como esse... esse... AMOR DE DEUS. Eu nunca havia provado do “amor de Deus”.

CHAPEUZINHO-VERMELHO: (Entregando-lhe outro) Agora experimenta este. Ele é João 1:12.

LOBO-MAU: (Lendo) “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;” Mas será que essa mensagem é para mim? Eu sou um caso perdido.

CHAPEUZINHO-VERMELHO: Para Jesus não existe esse negócio de caso perdido. Pode ser o pior dos pecadores, Jesus aceita da mesma maneira. Você não é mau. (Tirando-lhe a máscara de lobo)

LOBO-MAU: Tem razão, sempre me escondi atrás de uma fantasia. Queria ser algo que não era. Acho que realmente sou um caso perdido. Esses doces não são para mim.

CHAPEUZINHO-VERMELHO: Você é alguém por quem Jesus morreu. Muitas pessoas acham que o caso delas é perdido, porque são más. Fazem coisas más. Esse é um engano que pode custar muito caro.

LOBO-MAU: Acho que vou experimentar este doce, o arrependimento.

 (Degustando) Você tinha razão. Essas promessas são também para mim. (Olhando para o céu).

 Jesus, eu te convido a entrar no meu coração. Eu sei que errei. Que atrapalhei a Tua obra. Sei que sou uma vergonha. Mas aceita o meu coração. Não quero mais ser lobo, quero ser ovelha do teu pasto. Este coração agora te pertence. Minha vida eu entrego a ti para sempre. Amém.
(Lobo-Mau Vai em direção a saída.)

CHAPEUZINHO-VERMELHO: Onde vai?

LOBO-MAU: Preciso resolver uma pendência. Vou soltar todas as crianças que eu prendi, pois o Senhor diz: Aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele." (Mc 10, 15)

ENTRA AS CRIANÇAS, A VOVÓ E DÃO AS MÃOS A CHAPEUZINHO E AO LOBO. CANTAR UMA MÚSICA.

MÚSICA:Sim Jesus – Aline Barros

0 comentários:

Postar um comentário